Este ano senti vontade de fazer uma decoração de Páscoa um pouco mais caseira, quase que um DIY. Algo como usar o que já tenho em casa, mas com novos olhares, novas propostas. Inventar, modificar e improvisar sem limites. Quebrar hábitos, inovar, inverter. Enfim, deixar tudo mais espontâneo para curtir esses momentos com mais aconchego. Seguindo essa linha, preparei 5 propostas de mesas de Páscoa para você abrir seu armário e descobrir que objetos até agora usados de um jeito, podem se multiplicar e desempenhar novos papeis. Em cada proposta os ovinhos de Páscoa “vestiram” os temas da decoração. Vamos às fotos.
Uma mesa campestre
Você pode trazer o clima de campo para sua mesa usando elementos bem simples. Aposto que todos tem em casa uma toalha xadrez. Eu usei um pedaço de tecido sem barra mesmo, assumindo toda a simplicidade como a base temática da decoração. Reuni tudo o que pudesse combinar em termos de cor e principalmente estilo. Sousplats provençais com louça branca e taças incolores. Em um lado da mesa coloquei um ovo de Páscoa embrulhado em tecido com estampa Toile de Jouy (mais campestre impossível), dentro de um caixotinho de madeira junto com mini canecas de ágata. No outro lado, ovinhos pintados a mão e decorados com fitas dentro de uma caixa forrada em tecido, também em Toile de Jouy, com palha e flores secas. Abri mão de porta guardanapos e coloquei ovinhos de codorna em ninhos de vime. No centro da mesa, substituí o vaso por um bule de porcelana branca com hortênsias, que pertenceu à minha avó.





Uma mesa divertida e colorida
Uma mesa divertida e ensolarada
Os tons de laranja e amarelo são indiscutivelmente um clássico na Páscoa. Para os que gostam de manter a tradição, proponho uma decoração lúdica. Uma toalha de bolinhas laranjas irregulares com algumas amarelas salpicadas aqui e ali, já deixa a mesa bem divertida. Louça amarela e branca com guardanapos nos tons da toalha ajudam a iluminar a decoração. Na boleira de porcelana amarela, preenchi os espaços com palha e ovos pintados de laranja. No topo, um ovo de Páscoa embrulhado em tecido xadrez. No centro da mesa, Austromérias amarelas e verdinhos. Os porta guardanapos são coelhinhos de madeira pintados de branco.
Utons alaranjados e amarelos





O safari do coelho
Nem só de cenouras vivem os coelhos. Nas minhas inspirações deste ano, achei que eles poderiam “participar” de um safari, ao menos na decoração da mesa. Já que eu tinha uma toalha de juta e taças com estampa de tigre, pensei: por quê não? É só uma pequena aventura…… que deu muito certo. Pintei ovinhos com temas de onça e tigre, embrulhei um ovo grande em tecido de oncinha, uma cestinha com ovinhos de codorna e pronto. Os porta guardanapos são de madeira pintados de oncinha em fundo dourado. Joguei um charme na disposição dos copos e talheres amarrados com fitas estampadas. Uma espécie de… caos criativo.





Páscoa verde e azul
Escolhi verde e azul, mas poderia ser qualquer dupla de cor. Como eu tinha sousplats nesses tons, adotei como ponto de partida e reuni objetos nessa gama de cores. Desde os trilhos de mesa, o cachepot e os guardanapos, que foram enfeitados com ovos em ninho de macarrão. Os ovos pintados de azul e verde fizeram parte do arranjo central. O resultado foi quase minimalista, mas não menos vibrante.




Coelho dos ovos de ouro
Um brilho pode fazer parte da decoração de Páscoa, porque não? Afinal este ano escolhi romper padrões em nome da liberdade de inspiração para aproveitar o que se tem em casa. Louça em tons de telha sobre sousplats pintados de ouro velho e ovos pintados de dourado. Um trilho de mesa adamascado drapeado dá um certo movimento bem charmoso. O ponto alto são os porta guardanapos de madeira pintados de dourado. Uma bombonière no centro da mesa com bombons não podiam faltar. Usei um livro sob ela para dar altura.





Créditos
Fotos autorais: Beth Duda
Objetos do acervo pessoal