Páscoa em cores

Publicado por

A decoração de Páscoa é simbolizada de várias formas. Para alguns, vem à mente os tradicionais ovos de chocolate, embrulhados em papeis coloridos e cintilantes. Para outros, simpáticos coelhinhos correndo atrás das cenouras. Numa explosão de criatividade, hoje os ovos são de todas as cores, embalados nos mais diversos materiais. As cenouras, hoje não são mais só cenouras, mas feitas em tecidos florais, listrados, de palha ou papel. E atrás das cenouras vem os coelhos, às vezes de pelúcia, porcelana e até topiaria. As opções são infinitas e tudo está valendo para enfeitar e comemorar esse momento especial. Basta ter como ponto de partida aquilo que a Páscoa mais toca em você. Escolhi a decoração das mesas tendo como ponto de partida um ovo grande embrulhado em tecido estampado. Para isso selecionei 4 cores com 4 temáticas diferentes.

Uma romântica Páscoa em rosa

Flores em tons de rosa, ovinhos pintados, tecidos florais, fitas e bordados são ingredientes que garantem o romantismo e delicadeza nessa minha sugestão de uma mesa cor de rosa. Usei uma toalha de linho branco como base para dar destaque aos objetos. O centro da mesa define o estilo romântico com um ovo grande embrulhado em tecido floral rosa e verde, ao lado do cachepô de madeira forrado de tecido com estampa Toile de Jouy rosa claro, cheio de ovinhos pintados e enfeitados com laços de cetim. Nos vasos, a flores Boca de Leão também cor de rosa. Escolhi louça branca para compor com os sous-plats florais e guardanapos de cambraia branca com bordado bem delicado. Como porta guardanapo, apenas um ovinho preso a uma fita de cetim. Mais alguns ovinhos espalhados no centro da mesa e pronto. Uma mesa com todas as alegrias que a Páscoa nos trás.

A simplicidade do rústico para uma Páscoa aconchegante

Materiais como vime, cerâmica, algodão, madeira e palha trazem calor e aconchego na decoração. As cores mais secas, mais envelhecidas dão aquele ar de familiaridade e de memórias afetivas. Esses elementos reunidos em torno da Páscoa resultaram nessa mesa cheia de afeto trazido pela simplicidade. Mais uma vez os ovos garantiram o tema da Páscoa. Embrulhados em tecido de algodão estampado e fita rústica, tiveram lugar de destaque à mesa. Um ovo de palha em vaso de barro cercado por ovinhos envoltos em retalhos de algodão, colocados em mini cestas de vime marcam o centro da mesa. Em uma das extremidades, uma bandeja de vime com vaso de hortênsias, ovinho embrulhado em tecido, topiarias e ovinhos de madeira pintados a mão. Os jogos americanos são em puro algodão em dois tons, na mesma estampa. Louça de cerâmica, talheres de bambu e porta guardanapos de cipó com folhas completam o charme que a simplicidade trás para o encontro numa Páscoa bem familiar.

Páscoa na cidade, com ares de campo

Sua Páscoa será na cidade, mas você sente falta dos ares do campo? A mistura dos dois estilos, urbano e campestre é perfeitamente possível. Veja a minha sugestão com tons em azul e verde. Como fundo, usei uma toalha de algodão estampado em Toile de Jouy, mais campestre impossível! Dispensei os sousplats para não esconder a estampa em um tom de azul bem forte, vibrante. Nos mesmos tons de azuis, embrulhei o ovo em tecido de algodão, elemento de destaque no centro da mesa. À sua volta, dispus vasos e mini vasos de vidro azul e cerâmica branca com flores brancas e folhagens miúdas. Num pote de cerâmica verde, ovinhos também embrulhados em retalhos de algodão azul e verde. Os toques de verde nos guardanapos e nos ovinhos foram usados não só para trazer o ar do campo, como para quebrar o tom monocromático. Os guardanapos foram dobrados acomodando mini ovos verdes, fazendo alusão às orelhas de coelhinhos. Louças brancas e taças de base azul foram suficientes para completar essa junção campo/cidade.

Uma Páscoa ensolarada

Os tons ensolarados de amarelos e laranjas não podiam ficar de fora. Afinal, onde tem coelhos, tem cenouras e sua cor traz luminosidade e frescor à decoração. Nesta proposta, as cenouras dividiram a atenção com o ovo de Páscoa, desta vez embalado em tecido de estampa miúda, infantil, em tons de verde limão. Para alegrar a criançada, vários coelhinhos de tecido e pelúcia foram distribuídos pela mesa que foi revestida com uma toalha xadrez laranja e branco. Os guardanapos de algodão, também xadrez, além de reunirem os tons da decoração, foram dispostos em forma de orelhinhas de coelhos. As astromélias amarelas fizeram uma ótima composição com a cenouras. Mais alguns ovinhos coloridos espalhados na mesa e a alegria das crianças está garantida.

Créditos:

Cachepô de madeira com tecido Toile de Jouy – Criação do Atelier Beth D. moments and crafts

Fotos e produção: Beth Duda

Objetos do acervo pessoal da autora.