O Dia dos Namorados não nasceu de uma forma tão romântica e glamourosa como se possa imaginar. Surgiu da necessidade de alavancar as vendas de uma loja muito tradicional em São Paulo na década de 40, a Exposição Clíper. Como no mês de junho não havia nenhuma data que justificasse uma comemoração, o jeito foi inventar. Um publicitário que atendia a conta dessa loja, João Dória (pai do atual governador de São Paulo), teve então a ideia de escolher o dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antonio de Lisboa, o “Santo Casamenteiro”, para ser o Dia dos Namorados. Com o slogan bem sugestivo “não é só com beijos que se prova o amor”, a empresa ganhou o prêmio de agência do ano. A data pegou, o comércio aqueceu, e os apaixonados ganharam o seu Valentine’s Day. Concordo com o slogan e também acho que o amor pode ser provado de várias jeitos. Um deles é criando momentos agradáveis e marcantes. Um encontro a dois numa mesa arrumada com capricho e carinho, derrete corações. Seja qual for seu estilo, ou de quanto tempo você dispõe para criar esse momento, uma coisa é certa: sempre tem um jeito.
Pra te ajudar, criei 8 sugestões de mesas. Com certeza você encontrará o estilo que mais tem a ver com vocês, ou com o que for mais fácil de montar. São sugestões que permitem que você use o que tiver em sua casa. Não precisa dos cristais mais caros, dos talheres mais chiques, ou da louça assinada por um design famoso. Olhe a sua volta, misture , troque, um copo vira vaso, um pano de prato vira jogo americano. Inverta, subverta e se divirta. Seu amor vai se surpreender.
Provençal
Se você valoriza aquelas peças herdadas da família, com pegada mais antiguinha, é a oportunidade para tirar da gaveta aqueles guardanapos que sua avó bordou, encher o vaso craquelado pelo tempo com lavandas (mesmo artificiais como estas) e montar sua mesa no nostálgico estilo provençal. Quase todo mundo tem uma toalha floral, uma louça branca e taças de cristal incolor. Os detalhes vão caracterizar o estilo provençal: sous-plats com aspecto de desgaste pelo tempo, o trilho de mesa com floral delicado, os porta-guardanapos de louça com rosinha em relêvo, o bordado quase pueril do guardanapo de cambraia e……o clima que os castiçais de louça vão proporcionar quando você acender as velas.
Objetos de meu acervo pessoal. Fotos: Beth Duda
Rústico
Você e seu namorado são adeptos do estilo natural, da simplicidade e da proximidade com a natureza? O aconchego da madeira e das fibras naturais são o cenário perfeito para um jantar no estilo rústico. Traga da varanda para a mesa aquele cachepô de madeira bruta com as rosas que você plantou, o pano de prato e os guardanapos feitos em tear manual comprados naquele bazar sustentável que você adora, a louça de cerâmica esmaltada imperfeita e os sous-plats de vime natural. Complementos com toques rústicos : porta-guardanapos artesanais de madeira e tecido e castiçal de cerâmica e madeira “envelhecido”.
Castiçal e porta-guardanapos : Atelier Beth D. moments and crafts. Fotos: Beth Duda
O ouro e o clássico
Tudo o que reluz é ouro. Falso, mas é. E quem se importa? Se a ideia é fazer a noite brilhar, você gosta de pitadas de sofisticação e a data merece, por que não? A louça clássica black and white garante o luxo na medida, assim como os copos e guardanapos. Jogos americanos pretos e irresistíveis talheres negros são pano de fundo para que o ouro dos sous-plats de capim dourado, dos porta guardanapos e dos vasos usados como castiçais, brilhem com toda a intensidade. As rosas, como a noite pede, tem que ser vermelhas, claro.
Vasos e porta-guardanapos de cerâmica, Atelier Beth D. moments and crafts.
Fotos: Beth Duda
Noite do hamburguer
Se vocês costumam fazer a “noite do hamburguer” uma vez por semana, por que não juntar as duas coisas? Dia dos namorados com hamburguer dos mais caprichados pode ser bem divertido e bem prático também. Mesmo que você não faça o hamburguer e peça um delivery, com criatividade e poucas peças originais, dá para criar o clima da terra do Tio Sam. Pratos ovais para caber muuuuita batata frita, mini cumbuquinhas para os molhos e os guardanapos nas emblemáticas estampas de bandanas. Et voilá. A mesa está pronta.
Peças de meu acervo pessoal. Fotos: Beth Duda
Safari
O espírito aventureiro e a busca por lugares exóticos é uma paixão para vocês? Uma sugestão como o tema safari e peças com motivos “animal print” são elementos perfeitos para comemorar a data do casal de namorados. A toalha de juta “zebrada”, a bandeja de ferro com fundo de píton fake, e as taças de oncinha trazem a fauna para a mesa. O castiçal-garrafa dá o ar de “improviso”.
Bandeja de ferro e píton: Studio W. Fayzano. Garrafa-castiçal: Atelier Beth D. moments and crafts. Fotos: Beth Duda.
Café da manhã de fazenda
Começar o Dia dos Namorados já comemorando é ótimo. Mas se tiver um gostinho de fazenda é bem mais gostoso. É fácil trazer o clima do campo para a mesa do café da manhã. Use cores quentes e estampas florais com xadrezes misturadas. Sim, numa mesa de fazenda vale tudo. O bacana é ter o clima bucólico no ar. Flores são indispensáveis, com jeito de colhidas na hora.
Objetos de meu acervo pessoal. Porta vasinhos de madeira duplo: Studio W. Fayzano. Pássaros de louça: Atelier Beth D. moments and crafts. Fotos: Beth Duda.
Mesa oriental
Sem tempo de ir para a cozinha, mas querem comemorar? Adoram sushi e sashimi? Ok, não precisa ter um namorado sushi man para chegar à perfeição. Peça em casa, dê uns toques orientais usando um jogo americano de bambu, uma molheira de cerâmica para o shoyo, abra um saquê e Kanpai!!
Objetos de acervo pessoal. Fotos: Beth Duda
Soft romantic
O amor está no ar. Para os mais românticos, a tradução do amor vem nas cores, nas flores e nos toques sutis e delicados. Se é esse o caso de vocês, lance mão de tudo o que tiver leveza e cores suaves. Comece pelos jogos americanos florais e os pratos rosa bem clarinhos. Velas não podem faltar no castiçal de madeira pintado a mão. Os porta guardanapos de madeira são suavizados pela seda e a madrepérola. Vasos de cerâmica com detalhes pintados a mão e a caixinha floral cheia de lembranças….talvez?
Castiçal de madeira e porcelana pintado a mão, caixa de madeira e tecido floral, vasos pintados em estilo provençal e porta guardanapos de madeira, madrepérola e pingente de seda, do Atelier Beth D. moments and crafts. Fotos: Beth Duda.